quinta-feira, 13 de março de 2008

Apanhe um sentido,descubra um propósito.Resgate os Caulfields.

“Bom mesmo é o livro que, quando a gente acaba de ler, fica querendo ser um grande amigo do autor, para poder telefonar para ele toda vez que der vontade. Mas isso é raro de acontecer”



Essa frase de Holden Caulfield (o tal apanhador no campo de centeio) disse tudo o que eu às vezes penso quando estou lendo um livro.
Bem,Caulfield não tem absolutamente nada a ver comigo.Ele é mundano e ateu,fuma e bebe,porém foi seu jeito de pensar sobre as coisas que me fez terminar de ler toda a sua história.
O apanhador no Campo de Centeio.Um livro simples,uma linguagem simples,porém com uma mensagem muito,muito legal!
Esse foi o livro-passatempo dessa semana no ônibus pra ir pra faculdade.Sempre o quis ler por causa de uma música do Dance Of Days que fala do tal Holden.
Imagine um cara,sem motivo algum para viver expulso de vários colégios,se encontra em vários copos de wisky e a fumaça do cigarro é quase que seu oxigênio(infelizmente o numero de pessoas assim hoje é altíssimo).
Talvez um cara comum no meio de pessoas comuns quando está sentado em um boteco qualquer.Talvez um cara totalmente diferente quando está sozinho no seu quarto,um jovem que não sabe como se encontrar,não sabe se explicar...
Quantos jovens vivem isso hoje!!Quantas vezes nos pegamos tentando descobrir algo,entender algo como: Porque estamos aqui,porque sou assim,quem sou eu?
Ah,e como é complicado essa fase!Como é difícil termos de encarar a vida como ela é,termos que lutar para viver,deixar pessoas para trás!Às vezes nos dá vontade de parar o tempo e deixar tudo como está.
E era isso que Caulfield o faria se pudesse. Parar o tempo quando ainda estamos crianças, para não termos de enfrentar a vida.
Durante a leitura do livro,me peguei pensando:
Tá legal,não podemos parar o tempo.Muitíssimas pessoas que ainda não encontraram um sentido para viver,pensam em desistir sem ao menos terem tentado.Outras inúmeras pessoas que desejam parar o tempo não quando crianças,mas nesse momento,é porque com certeza estão passando por momentos extremamente bons na vida.Pena que tudo passa.
Sentido de viver.Propósito de vida.Um livro chamado Uma vida com propósitos de Rick Warren,nos leva a pensar em qual é o propósito que Deus tem preparado para nós.

“Você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo. Você deve começar com Deus, seu Criador. Você só existe porque Deus deseja que você exista. Você foi feito por Deus e para Deus — e, enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.”



Holden ainda não tinha encontrado seu verdadeiro motivo para viver.Ele estava perdido.
Porém,ele realmente era um cara bom.Apenas pelo motivo de querer ser um apanhador,e agarrar as pessoas que estão prestes a cair num abismo e as crianças que estão prestes a cair no abismo da juventude,já é uma grande coisa!

“Seja lá como for, fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio e tudo. Milhares de garotinhos, e ninguém por perto _quer dizer, ninguém grande, a não ser eu. E eu fico na beirada de um precipício maluco. Sabe o que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar aonde está indo, eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto.”(Holden)

Diga-se de passagem que nossa vida é um grande campo de centeio e temos sempre que sermos bons apanhadores.Apanhar pessoas que estão prestes a cair num abismo,apanhar problemas,apanhar soluções( não deixemos escapar),apanhar felicidade...enfim,tudo o que passamos é apanhado de alguma forma,e tudo o que perdemos é porque deixamos cair ou era mesmo para ter caído.

Um dias teremos que descobrir nosso propósito aqui antes que seja tarde demais.Teremos de decidir em qual
caminho andar e assumir nossos postos!
Assumir nosso papel de verdadeiros apanhadores,e de preferência,apanharmos pessoas para Deus.
Apanhar os Caulfields da vida,que podem ser o que for,muitos ainda tem a essência que pode tirá-los de uma vida qualquer: a bondade.
Sim ele era bom.O livro é bom.Sempre que falo de um livro,boto Deus no meio.Deve ser por que já encontrei meu sentido,Ele foi quem me apanhou.Tudo é Dele e para Ele.
Alguém poderá ler isto e achar um absurdo pois vi em muitos resumos somente a parte da juventude transviada,liberal.
Não,juventude não é isso.Não sei definir em palavras,mas a vida não é somente isso.Ela tem um significado.Tem sim!


Acabei por escrever muito e dar a dica de 2 livros!
-O apanhador no Campo de Centeio- Salinger.
-Uma vida com propósitos-Rick Warren.

4 comentários:

Paulo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Akinogal disse...

This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.

Sarah Toledo disse...

quando eu li o apanhador, pensei: meu Deus, eu sou o Holden! haha... bem, a verdade é que me identifiquei muito com os sentimentos dele e até hoje é um dos livros mais profundos que já li.

a gente nem sempre busca a verdade nos lugares certos. por isso nossos propósitos ficam deturpados (se essa é a melhor palavra)...

gostei muito desse seu post! =)

besito.

Kessia disse...

hmm já ouvi falar bastante desse livro.. mas ainda n li..

adorei a primeira citação!
sou assim tanto com livros como com musica..
infelizmente gde parte dos meus autores favoritos já morreram =S

bjos!